Bruce Lee foi um ator sino-americano e um dos artistas mais importantes do século XX, responsável pela popularização das artes marciais e filmes de Hong Kong no ocidente.
Considerado o maior lutador de artes marciais de todos os tempos, iniciou seu estudo em lutas com 13 anos de idade, aprendendo o Wing Chun. Porém, estudou diversas delas ao longo de sua vida. Criou seu próprio estilo, o Jeet Kune Do, que não tem formas fixas.
Mais do que uma arte marcial, era uma síntese de suas experiências em combate e próprios pensamentos. Em suma, não se resume a uma técnica, mas a uma filosofia proveniente principalmente do Taoísmo.
Bruce ficou conhecido como a personificação do homem oriental e a perfeição em artes marciais, agilidade e força. Ele dedicava-se completamente no aperfeiçoamento de seu corpo, mente e técnicas. Desde que atingiu um bom nível no Kung Fu (16 anos) até o dia de sua morte, venceu todas as lutas no qual foi desafiado.
Love (1955), O Besouro Verde (1966) e Dragão Chinês (1971) são alguns dos filmes atuados por Bruce Lee. (veja outros filmes dele aqui).
Morreu com 32 anos em Hong Kong, no dia 20 de julho de 1973. Começaram a circular rumores a respeito de sua morte, uma delas é que foi morto pelas Tríades Chinesas. Outra é que fora assassinado por um cabal secreto de mestres por ele ter revelado muitos segredos. Entretanto, a autópsia comprovou que ele morrer por causa de um edema cerebral, causado pela intolerância a um remédio.
Postar um comentário