Mitos existem em todas as culturas e são uma expressão do inconsciente coletivo, eles ajudam a explicar o mundo e compõem a cultura de uma sociedade. Mitologia e Religião são coisas diferentes, mas, com o passar do tempo, ficaram interligadas.

Uma das características da cultura chinesa é a aparição tardia de mitos envolvendo a criação, os que existem , surgiram depois da fundação das religiões populares como o Confucionismo e o Taoísmo.

Os mitos de criação normalmente surgem no Caos, para os chineses não foi diferente: o Caos inicial era como um ovo que continha Pan Gu dentro de si. Depois de 18 mil anos acordou de seu sono divino e, sentindo-se sufocar, quebrou o ovo, formando o Yin (essência feminina) e o Yang (essência masculina). pangu

Com as duas partes do ovo fez a terra e o céu, Pan Gu ficou no meio, tocando a terra com os pés e o céu com a cabeça, crescendo com eles, garantindo assim, que as duas partes do ovo jamais voltassem a se tocar.

Quando Pan Gu morreu (18 mil anos depois), os olhos tornaram-se o sol e a lua, sua respiração as nuvens e o vento, seu corpo deu lugar a cinco montanhas e seu sangue formou as águas que correm por elas.

Marcadores: edit post
0 Responses

Postar um comentário