Mais de 1 bilhão de pessoas na China falam Chinês (95% da população). As minorias usam idiomas de diferentes famílias lingüísticas: tibetano, mongol, lolo, miao e o tai. O chinês é a língua com maior número de falantes do mundo.

Por se tratar de língua dominante no leste da Ásia, o chinês exerceu influência sobre o léxico e a grafia de idiomas vizinhos, mas pertencentes a outro grupo lingüístico. Entre elas o japonês, o coreano e o vietnamita que pertencem ao conjunto linguístico altaico. Acredita-se que, até o século XVIII, mais da metade dos livros do mundo era publicada em chinês.

A escrita pertence ao período arcaico e conserva tipos que atribuem caracteres distintos à cada palavra. Para ler um jornal é necessário conhecer de 2 a 3 mil caracteres. Um dicionário contém mais de 40 mil caracteres ordenados fônica e formalmente.016chinesa

Os textos conhecidos mais antigos remontam ao século IV a.C. A estrutura destes textos, bem como a maioria dos símbolos, permanece inalterada na língua atual. Ao contrário da maioria dos idiomas escritos, o chinês é constituído por ideogramas e não é uma língua fonética. 

 

 

 

*Significado dos Ideogramas:

  1. estranho, fora do comum;
  2. diferente;
  3. gerações;
  4. limite, campo, planeta;
Marcadores: 0 comentários | edit post

Bruce Lee foi um ator sino-americano e um dos artistas mais importantes do século XX, responsável pela popularização das artes marciais e filmes de Hong Kong no ocidente. 27_1418-bruce-lee-game-1

Considerado o maior lutador de artes marciais de todos os tempos, iniciou seu estudo em lutas com 13 anos de idade, aprendendo o Wing Chun. Porém, estudou diversas delas ao longo de sua vida. Criou seu próprio estilo, o Jeet Kune Do, que não tem formas fixas.

Mais do que uma arte marcial, era uma síntese de suas experiências em combate e próprios pensamentos. Em suma, não se resume a uma técnica, mas a uma filosofia proveniente principalmente do Taoísmo.

Bruce ficou conhecido como a personificação do homem oriental e a perfeição em artes marciais, agilidade e força. Ele dedicava-se completamente no aperfeiçoamento de seu corpo, mente e técnicas. Desde que atingiu um bom nível no Kung Fu (16 anos) até o dia de sua morte, venceu todas as lutas no qual foi desafiado.

Love (1955), O Besouro Verde (1966) e Dragão Chinês (1971) são alguns dos filmes atuados por Bruce Lee. (veja outros filmes dele aqui).

Morreu com 32 anos em Hong Kong, no dia 20 de julho de 1973. Começaram a circular rumores a respeito de sua morte, uma delas é que foi morto pelas Tríades Chinesas. Outra é que fora assassinado por um cabal secreto de mestres por ele ter revelado muitos segredos. Entretanto, a autópsia comprovou que ele morrer por causa de um edema cerebral, causado pela intolerância a um remédio.

O leque tem na China um grande destaque. Segundo os arqueólogos, seu uso remonta desde o neolítico. As primeiros leques que se tem conhecimento eram abanos de cabos compridos, gravados em objetos de bronze do período dos Estados Combatentes e da Dinastia Chou.

Eram manejados por servos para dar frescor aos seus amos e protegê-los dos raios solares. Em muitos casos, eram um símbolo de poder. Durante o período da Dinastia Han, tinham formato curvo e feitos com tiras de bambu.

A partir de 581 d.C., o leque mais comum era feito de seda, conhecido como Leque Imperial. Feito de finas hastes de bambu e madeira cobertas por sedas delicadas e transparentes, significava alegria conjunta e unidade.

Em 960 d.C. surgiu um novo estilo de leque, o dobrável, que continua a ser usado até hoje. Ele generalizou-se primeiro na corte e depois nas outras classes sociais. Muitas vezes o Imperador oferecia a suas concubinas leques lindamente decorados.

As funções do leque foram ampliadas com o tempo: além de servir para refrescar e DSC03520espantar insetos, servem também como instrumento cerimonial, decoração e adorno pessoal.

Nas zonas rurais da China, quando uma mulher se apaixona, produz um leque no qual deposita todo o seu amor e esperança e aguarda a chegada do verão para entregá-lo a pessoa amada.

Marcadores: 0 comentários | edit post
Wing Chun foi surgido no sul da China, ele é distinguido pela utilização da estrutura óssea e pela economia dos movimentos.
É um sistema de luta mais popular atualmente no mundo todo, esta arte se baseia na inteligência da “Garça” com a “Serpente” junto com o “Carneiro”.Embora varios mestres do Wing Chun espalhados pelo mundo, todo trabalham para o crescimento deste estilo, a grande popularidade no ocidente veio apartir de seu praticante famoso Bruce Lee, que o praticou e o tornou valoralizado, Bruce utilizou como base este estilo para criar em tempos depois a luta Jeet Kune Do.

História
Aproximadamente uns 250 á 300 anos atrás, o povo chinês Han vivia sob mercê do povo Manchu,que eram guerreiros da nobreza da China. Este povo Han era proibido de praticar artes marciais, mesmo sendoa grande parte da etnia da população chinesa até atualmente. No templo de Siu Lan era possível praticar o Kung Fu sem restrições, pois as artes marciais tinham um papel muito importante na busca da iluminação.
Há varias versões´para a história sistema que envolve o templo Siu Lan, a monja Ng Mui, e a menina Yim Wing Chun. A paitir de Leung Bok toa, marido de Yim Wing Chun, a historiasegue igual, com exceção de alguma versões recentes, e dão um salto na hitória ate a era dos juncos vermelhos.

Técnicas de Luta
Desenvolvimento de técnicas de luta com base nos três primeiros conceitos ,são eles: 1º - se o caminho está livre, siga em frente; 2º - se o caminho está ocupado, mantenha-se colocado; 3º - se o adversário faz força, deixe-o passar. Para as diversas situações de combate.

Método Exclusivo
Devido ao método de ensino diferenciado de Yip Man, algumas linhagens desenvolveram outros métodos ímpar de treinamento , encontrados somente em suas linhagens, algumas delas são:
· Duncan Leung
· Leung Ting

Ingredientes:yakisoba
01 colher (sopa) de margarina
01 cebola picada em pedaços grandes
1/2Kg de filé de frango cortado em tira finas
sal a gosto
molho shoyu a gosto
01 pires de cenoura picada em rodelas finas
01 pires de brócolis picado
01 pires de couve flor picado
01 pimentão pequeno picado em tiras finas (se desejar)
01 pires de acelga picada em quadrados pequenos (usar a parte mais grossa da
folha) 01 pires de vagem picada
01 pires de repolho picado em quadrados pequenos
água e sal para cozinhar os legumes e verduras
250g de macarrão (espaguetti)


Modo de Preparo:
Numa panela, coloque a margarina e frite a cebola, acrescente o frango, o sal e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos. Acrescente o shoyu. Tem que ficar um molho. Reserve. A parte, cozinhe os legumes e as verduras juntos na água e sal, por cinco minutos mais ou menos, no ponto de “al dente”. Escorra e reserve. Cozinhe o macarrão, escorra e misture o frango, aos legumes e as verduras, sirva quente.

· Sozinha, a China tem duas vezes mais gente do que a Europa inteira.

· 1,2 bilhões de pessoas, este é o número estimado de habitantes (pessoas registradas) pelo último CENSO.

· Um em cada cinco habitantes do planeta vive na China, um quinto da população mundial.

· Se o mundo fosse uma única rua, um em cada quatro dos seus vizinhos seria chinês.

· Se você morasse na China neste momento estaria dividindo o cômodo que ocupa em sua casa com mais 7 pessoas.

· Por causa da superpopulação, cada casal só pode ter um filho. Mas, se o chinesesprimeiro for menina, pode-se tentar de novo.

· Li ou Lee (forma inglesa) é o sobrenome mais comum do mundo. Só na China existem 87 milhões deles.

· O célebre Livro Vermelho de Mao, espécie de cartilha do comunismo chinês, atualmente só serve para ser vendido aos turistas nos portões da Praça da Paz Celestial, onde a figura de Mao Tse Tung ainda brilha.

· Na China, as ruas são extensões da casas. Ali os chineses comem, dormem, cortam o cabelo, fazem massagem, Tai-Chi-Chuan e até dançam.

· Dentro da China existem várias nações. Algumas inteiras, como é o caso do Tibete e algumas minorias (mongóis, turcos, cazaques, tibetanos, etc.). São por volta de 55 grupos diferentes, ou seja, 60 milhões de chineses não são tão chineses assim - 60 milhões! Mais do que uma França ou duas Argentinas! Na China até as minorias são exageradas.

Marcadores: 0 comentários | edit post

138xEm 1045 a.C, os Chou da China ocidental depuseram os Chang e estabeleceram sua própria Dinastia. A sociedade dos Chou possuia um sistema de classes bem parecido com a Dinastia Chang, com aristocratas e plebeus, mas com uma classe adicional de escravos.

A Dinastia Chou controlava diretamente apenas algumas partes do norte da China, dividindo o reino em vários estados. Cada um era comandado por um governador local, que apoiava a autoridade central. Ao longo do tempo, estas estados se tornaram cada vez mais independentes, enfraquecendo o poder da Dinastia.

Em 771 a.C. uma invasão estrangeira obrigou os Chou a abandonar sua capital e seguirem para o lesta, iniciando o período Chou Oriental. As cidades cresceram, criando uma classe de mercadores que usava dinheiro ao invés de escambo. Os artesãos do bronze atingem seu apogeu artístico e técnico.

Este período foi pródigo em grandes pensadores, como Confúcio e Lao-Tsé, e livros essenciais, como o I Ching, ou Livro das Mutações e o Shujing, Livro do Aprendizado.

Em 256 a.C, a Dinastia Chou terminou, quando o governo central perdeu poder e se dividiu em sete grandes estados, ficando caracterizada como a maior Dinastia da História da China.

A tradição milenar de comer com pauzinhos começou na China, durante a Dinastia Chang. Os chineses que usavam garfo e faca para comer, adotaram os pauzinhos como talher, pois acreditavam que era falta de respeito fazer o convidado se submeter a qualquer tipo de esforço e que usar facas era grosseiro.

Os chineses não chamam os pauzinhos de hashi, mas sim de k’uai-tzu. Além do nome diferente, o formato não coincide: enquanto o hashi é quadrado e vai arredondando na ponta, o k’uai-tzo é todo quadrado.

palitinhos

P8300241Por volta do ano 1.600 a.C., começaram a surgir na China sinais de centralização política, apareceram as primeiras cidades fortificadas, rodeadas por muros, desenvolveu-se a metalurgia do bronze e criou-se o primeiro sistema de escrita chinês.

Essas mudanças aconteceram durante a Dinastia Chang, que teve início quando o rei Chengtang impôs seu domínio sobre a região central e leste do Vale do Rio Hoang-Ho, estabelecendo a capital do governo na cidade de Xibo. Depois disso, a cidade foi mudada várias vezes, até ser estabelecida na cidade de Yin.

Xibo era cercada de muros de terra batida. No interior desses muros, havia palácios também rodeados de muralhas, para protejer o centro decisório do governo. Achados arqueológicos indicam que a cidade era bastante desenvolvida e com um exelente sistema de defesa.

No século XII a.C., um povo vindo do oeste começou a abalar o poderio da Dinastia Chang. Os Chou tinham se tornado muito poderos, expandiam seus domínios a cada ano, tomando áreas do território Chang e distribuindo-as aos seus aliados.

A queda definitiva dos reis Chang ocorreu com a tomada da capital (Yin), onde se estabeleceu a nova Dinastia.

Mah jongg é um jogo de mesa baseado no raciocínio criado na China. Existe uma controvérsia quanto à sua origem: uns dizem que foi criado há 2.000 anos, enquanto outros dizem que foi no séc. XV. Outra hipótese é que surgiu durante a Dinastia Tang, com o objetivo de entreter os nobres e a casa imperial.MahJonggTiles1024-768[1]

Acredita-se que era jogado com cartas antigas, evoluindo depois para as peças feitas de osso e bambu. É um jogo para quatro jogadores, embora possa ser jogado com duas ou três. O jogo consiste basicamente em 144 peças:

  • 36 peças do naipe Círculo;
  • 36 peças do naipe Bambu;
  • 36 peças do naipe Caractere;
  • 16 pedras de Vento (Norte, Sul, Leste e Oeste);
  • 12 pedras dos Três Dragões (Centro Vermelho, Obter Fortuna e Pedra Branca;
  • 4 pedras de Flores (Ameixa, Orquídea, Crisântemo e Bambo);
  • 4 pedras de Estações (Primavera, Verão, Outono e Inverno);

Exceto as pedras de estações e flores, existem quatro cópias de cada pedra. As pedras dos naipes Círculo, Bambu e Caractere são numeradas de 1 a 9.

Pela facilidade de aprendê-lo e a sociabilização entre os jogadores, o Mah jongg atingiu o mundo todo, fazendo com que surgisse várias adaptações.

Você pode jogar Mah jongg clicando aqui.

Marcadores: 0 comentários | edit post

As regras de etiqueta variam de cultura para cultura. Por exemplo: green-tea-with-grean-leaves

  • A etiqueta chinesa orienta que todos aqueles que estão à mesa sirvam uns aos outros;
  • Todos devem comer sentados, seguindo a ordem: homens, mulheres, velhos e jovens;
  • Copo vazio deve ser imediatamente enchido com bebida. O ato representa um sinal de respeito para eles. Os chineses, na verdade, não gostam muito de beber durante as refeições, preferem tomar sopa de soja. No máximo tomam um cházinho verde;
  • Não se deve deixar comida no prato: isso representa uma grande indelicadeza com o anfitrião;
  • Além do mais, deve-se tomar sopa fazendo barulho. Isso significa um elogio, quer dizer que a refeição está muito boa.

 

 

Por volta de 5.000 a.C., surgiu a civilização chinesa no Vale do Rio Hoang-Ho (Rio Amarelo), com agricultura e criação de gados bem desenvolvidas.

Nesse período, surgiram várias culturas, entre elas podemos citar a cultura Longsfan (significa ‘montanha do dragão’, cujos vestígios foram encontrados por arqueólogos na década de 1920.

Nas aldeias longshan praticava-se a agricultura, criavam-se porcos, bois, ovelhas e galinhas. Além disso, os chineses da longshanregião produziam artefatos de cobre fundido.

Achados arqueólogos comprovam que a origem da cerâmica surgiu nessas aldeias, eles produziam uma cerâmica notável, em geral polida e preta, mas algumas com desenhos.

Segundo a lenda, Buda convidou todos os Animais da Criação para a Festa de Ano-Novo, com a promessa de um presente. Somente doze animais compareceram e receberam uma tarefa de acordo com a ordem de chegada.

Ao término da tarefa, cada animal recebeu o domínio de um ano, no qual estaria dia e noite, pregando e convertendo, enquanto os outros praticavam o bemdragao em silêncio. Sendo o animal ‘dono’ daquele ano, dava suas características para as pessoas que nasciam nesse período.

Ao término de doze anos, em que cada animal regia um ano, o ciclo recomeçava, garantindo o equilíbrio do Universo.

Os doze animais são:

  • Rato: franqueza, necessidade de independência e curiosidade.
  • Boi: auto-suficiente, detalhista e materialista.
  • Tigre: agitado, odeia rotina e necessita de atenção.
  • Coelho: tímido, intuitivo e flexível.
  • Dragão: líder natural, pessoa forte e dominadora.
  • Serpente: seguro, discreto e teimoso.
  • Cavalo: inconstante, curioso e tem crises de insatisfação.
  • Cabra: sensibilidade, resistência e capacidade de superar obstáculos.
  • Macaco: generoso, brilhante e honroso.
  • Galo: perfeccionista, tímido e cauteloso.
  • Cão: criatividade, romântico e idealista.
  • Porco: possessivo, orgulhoso e tem personalidade forte.

Cada signo é regido por um elemento oriental: Madeira, Água, Metal (Ouro), Fogo e Terra. Formando assim, um ciclo maior de 60 anos.

cavalo

Se o primeiro ciclo (12 anos) é regido pela Madeira, as características do elemento complementam as do animal. Por exemplo Tigre de Madeira, Coelho de Madeira e assim sucessivamente até completar o primeiro ciclo. Quando isso acontece, passa para o próximo elemento até que cinco ciclos menores tenham completado a si mesmos e ao ciclo maior (60 anos).

Você pode descobrir seu signo chinês clicando aqui

Marcadores: 0 comentários | edit post

A pintura chinesa remonta da época anterior à Dinastia Tang (618-960a.C) retratando pessoas concentradas em alguma atividade. Na primeira metade da Dinastia, retratar flores, animais e paisagens ficou mais freqüente.

Pintura de paisagens, montanhas, jardins e flores conseguem transportar a pessoa para um mundo calmo, loge dos problemas materiais. Por esse motivo, foram extremamente valorizadas pelos literários e burocratas chineses.

photo2LEntre a pintura e a caligrafia existe uma profunda relação, possuem um mesmo elemento em comum: a linha. Artistas chineses conseguiram converter linhas em uma arte altamente desenvolvida. As linhas servem não só como contorno, mas para expressar os sentimentos do artista.

A pintura não é enquadrada como no Ocidente, o tecido é colocado na extremidade de um cilindro, o que permite armazenar a obra com segurança, ou colocá-la na parede. Isso faz com que a pintura fique bem consevada, podendo durar até mil anos.  

fd_c7A China possui uma das mais exóticas e conhecidas culinárias de todo o mundo. Na maioria das grandes e médias cidades do planeta, é possível encontrarmos algum restaurante chinês, mesmo que seja um fast-food.

A principal característica da culinária chinesa é o controle das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e yang: os pólos contrários se complementam. É comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc.

Para os chineses a cor, o aroma e o sabor dos alimentos possuem a mesma importância. Por isso são usados ingredientes específicos, como o alho-poró, o gengibre e a pimenta, que conferem um aroma bastante agradável aos pratos, que também são coloridos.

*O vídeo é uma reportagem da TV Brasil, falando sobre a diversidade da culinária chinesa

Mitos existem em todas as culturas e são uma expressão do inconsciente coletivo, eles ajudam a explicar o mundo e compõem a cultura de uma sociedade. Mitologia e Religião são coisas diferentes, mas, com o passar do tempo, ficaram interligadas.

Uma das características da cultura chinesa é a aparição tardia de mitos envolvendo a criação, os que existem , surgiram depois da fundação das religiões populares como o Confucionismo e o Taoísmo.

Os mitos de criação normalmente surgem no Caos, para os chineses não foi diferente: o Caos inicial era como um ovo que continha Pan Gu dentro de si. Depois de 18 mil anos acordou de seu sono divino e, sentindo-se sufocar, quebrou o ovo, formando o Yin (essência feminina) e o Yang (essência masculina). pangu

Com as duas partes do ovo fez a terra e o céu, Pan Gu ficou no meio, tocando a terra com os pés e o céu com a cabeça, crescendo com eles, garantindo assim, que as duas partes do ovo jamais voltassem a se tocar.

Quando Pan Gu morreu (18 mil anos depois), os olhos tornaram-se o sol e a lua, sua respiração as nuvens e o vento, seu corpo deu lugar a cinco montanhas e seu sangue formou as águas que correm por elas.

Marcadores: 0 comentários | edit post

Diz a lenda que, no ano 121, o Imperador Wu ti, da Dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina preferida, ordenou ao Mago da Corte que a trouxesse de volta do Reino das Sobras, sob a perspectiva de ser decapitado.
Com medo de seu destino caso fracassasse, o mago usou sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando ficou pronta, ordenou que no jardim fosse colocado uma cortina branca contra luz o sol.

Houve uma apresentação para toda a corte, acompanhada pelo som de uma flauta que 'deu vida' à bailarina, movimentando-se com leveza e graciosidade. Surgindo assim, o Teatro de Sombras, uma das manifestações artísticas mais importantes da China.



Antes do séc.III a.C., a China era dividida em vários domínios. Para se proteger de invasões nômades, cada um cercou-se com uma muralha.

Qin Shi Huangdi, considerado o fundador da China unificada, ordenou que demolissem as divisões internas e aproveitou as partes externas para levantar uma barreira única contra os inimigos, principalmente os mongóis.

Foi recontruída nos séc. XV e XVI e concluída com 2.400 kilômetros de extensão, cortando o país de leste a oeste. O segmento mais estreito mede 40 centímetros de espessura e o mais largo 6 metros.

Além dos muros, a muralha compreende portas, torres e fortes de vigilância que, posicionados em lugares estratégicos, tornavam possível observar a aproximaçao e a movimentação do inimigo. No pavimento inferior existiam depósitos de armas e suprimentos, alojamentos para os soldados e estábulos.

Ao contrário do que muitos acreditam, a Grande Muralha não pode ser vista do espaço sem a ajuda de aparelhos.


Sumiê é uma técnica de pintura Chinesa que usa tinta monocromática.

Criada na Dinastia Sung (960-1274), só foi assimilada pelos japoneses anos depois através de Monges Budistas.


Surgiu baseado na caligrafia chinesa (as pinceladas são as mesmas para ambos) e foi caracterizado pela rapidez com que é feito.
Começou retratando temas religiosos e da mitologia. Somente a partir do séc. XV que começou a retratar também pássaros, flores e paisagens.

O sumiê não é apenas uma forma de arte, mas sim uma filosofia. Enquanto a arte ocidental tenta reproduzir o mundo de forma realista, o sumiê retrata a percepção da essência do objeto.
Outra diferença é que nesse tipo de pintura não há preocupação com a linha do horizonte, a preocupação é apenas com o objeto que o pintor quer retratar.